Banco de Recursos dos Cinco Sentidos

Logotipo Banco de Recursos-02

Os bens que precisa gratuitamente!

O Banco de Recursos é um projeto criado após se ter diagnosticado uma lacuna, no concelho da Lousã,  ao nível dos recursos de suporte a funcionalidade de pessoas em situação parcial ou total de dependência física e limitação de mobilidade.

Falamos por exemplo da inexistência de recursos gratuitos (cadeiras de rodas, muletas, andarilhos, camas articuladas e afins) no concelho. A única hipótese é a aquisição destes bens ou o aluguer. Muitas das pessoas que deles necessitam são idosos, mas também vítimas de acidentes ou pessoas com limitações temporárias decorrentes de tratamentos de saúde. Atendendo às necessidades diagnosticadas posteriormente e ao público-alvo da ADSCCL, alargou-se a tipologia de bens do banco de recursos, a produtos de puericultura pesada e segurança de bebe.

Somos pela responsabilização do indivíduo, pelas solidariedades de proximidade, mas também sabemos que existem indivíduos e famílias que não têm hipótese de adquirir ou alugar um bem deste género, já que o mesmo é dispendioso.

Objetivo Geral:

Dar resposta a pessoas que se encontrem em carência sócio-económica, e que simultaneamente se encontrem com limitações locomotivas, motivados por problemas de saúde ou acidentes, ou a famílias com baixos recursos económicos, com menores a cargo, que necessitem de material de puericultura pesada.

Um modelo Alternativo, Solidário e  Responsável

Assim, propomos um modelo alternativo à compra e ao aluguer, um modelo solidário, que prevê a disponibilização destes bens gratuitamente, mas com um contrato associado que implica o zelo pelo bem e a devolução do mesmo quando deixar de ser necessário. os bens provêm de donativos de particulares ou empresas e são doados a pessoas em situação de carência financeira comprovada.

DAR

Assim sendo, podemos desde já receber bens com estas características. quem tiver estes bens, e deles não necessitar, poderá contactar-nos a fim de doar ou emprestar o bem. Teremos todo o gosto em aceitar o bem e fazer a gestão da utilização do mesmo.

RECEBER

Após termos recursos disponíveis, e mediante aceitação do acompanhamento social pela ADSCCL, os bens serão disponibilizados a quem deles mais necessita.

Tipo de Bens que aceitamos:

  • muletas;
  • cadeiras de rodas;
  • marquesas;
  • camas articuladas;
  • andarilhos; e
  • todos os que considerem pertinentes.

Atendendo às necessidades estamos a alargar a tipologia de bens do banco de recursos, a produtos de puericultura e segurança de bebé:

  • caminhas;
  • carrinhos;
  • cadeirinhas de bebé;
  • parques;
  • andarilhos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s